SindJustiçaRN detalha reunião com presidente do TJRN em programa de retorno
- segunda-feira, 19 de maio de 2025.
Na última sexta-feira, 16, tivemos o retorno oficial do "Quero Meus Direitos", programa semanal do canal do YouTube do SindJustiçaRN, que agora contará com a presença de dois âncoras: a Coordenadora de Comunicação do SindJustiçaRN, Graça Alencar, e o Coordenador-Geral Bernardo Fonseca. Nesta volta, dois temas foram abordados: informações em primeira mão sobre a reunião entre o sindicato e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a avaliação da primeira atividade proposta pela Coordenação Pedagógica e de Formação Política, através do Coordenador João Elias.
A primeira parte do "Quero Meus Direitos" foi reservada para que a Coordenadora de Comunicação fizesse o relato da reunião com o presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, que aconteceu no dia 13 de maio. O objetivo do encontro foi, além da apresentação da Pauta de Reivindicações 2025, a radiografia sobre a situação das servidoras e servidores do Judiciário potiguar em todo o estado.
Graça Alencar, que representou na reunião toda a Coordenação Colegiada do SindJustiçaRN, revelou que a expectativa era que fosse uma reunião breve, porém, ela teve uma duração acima do previsto: "Coloquei para o presidente do tribunal as nossas reivindicações, a situação dos Técnicos, Analistas e Oficiais, como também um panorama do que vem sendo a nossa carreira nos últimos anos".
O entendimento da Coordenadora de Comunicação é que a categoria terá êxito quando a Data Base, que foi feita no percentual de 12,5%: "Esse número foi tirado com base nas perdas e na arrecadação do Estado no primeiro trimestre. Como é de conhecimento geral, tivemos no Rio Grande do Norte uma arrecadação relevante, e eu não pude deixar de apresentar ao presidente que esse era um momento importantíssimo para que a gente rediscutisse a situação dos servidores do Poder Judiciário".
Outro importante ponto colocado na reunião foram as melhorias dos auxílios (Auxílio Alimentação e Auxílio Saúde). "Foi pedido, pelo menos, a equiparação do Auxílio Alimentação ao do Ministério Público. No caso do Auxílio Saúde, apresentamos uma tabela com base no subsídio escalonado do juiz substituto, conforme a regulamentação do CNJ. Em resposta, o presidente do TJRN disse que a proposta do sindicato era simpática", disse.
No decorrer do programa, Graça Alencar detalhou ainda mais a reunião e tirou algumas dúvidas das pessoas que estavam acompanhando ao vivo, inclusive quando será o retorno do presidente do tribunal quanto às reivindicações.
"A partir de segunda-feira, 19, já estaremos no tribunal para falar com o juiz da Câmara Legislativa do TJRN para verificar se eles já possuem algum direcionamento diante das nossas propostas. Também foi definido que ficará a cargo do juiz auxiliar da presidência, em conjunto com a Secretaria de Orçamentos e Finanças, a realização desses cálculos e a manutenção do diálogo com o sindicato. No caso de alguma divergência, o presidente do tribunal se dispôs a conversar diretamente conosco", destacou.
Confira o programa na íntegra através do link!
Assessoria SindJustiçaRN
Voltar
A primeira parte do "Quero Meus Direitos" foi reservada para que a Coordenadora de Comunicação fizesse o relato da reunião com o presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, que aconteceu no dia 13 de maio. O objetivo do encontro foi, além da apresentação da Pauta de Reivindicações 2025, a radiografia sobre a situação das servidoras e servidores do Judiciário potiguar em todo o estado.
Graça Alencar, que representou na reunião toda a Coordenação Colegiada do SindJustiçaRN, revelou que a expectativa era que fosse uma reunião breve, porém, ela teve uma duração acima do previsto: "Coloquei para o presidente do tribunal as nossas reivindicações, a situação dos Técnicos, Analistas e Oficiais, como também um panorama do que vem sendo a nossa carreira nos últimos anos".
O entendimento da Coordenadora de Comunicação é que a categoria terá êxito quando a Data Base, que foi feita no percentual de 12,5%: "Esse número foi tirado com base nas perdas e na arrecadação do Estado no primeiro trimestre. Como é de conhecimento geral, tivemos no Rio Grande do Norte uma arrecadação relevante, e eu não pude deixar de apresentar ao presidente que esse era um momento importantíssimo para que a gente rediscutisse a situação dos servidores do Poder Judiciário".
Outro importante ponto colocado na reunião foram as melhorias dos auxílios (Auxílio Alimentação e Auxílio Saúde). "Foi pedido, pelo menos, a equiparação do Auxílio Alimentação ao do Ministério Público. No caso do Auxílio Saúde, apresentamos uma tabela com base no subsídio escalonado do juiz substituto, conforme a regulamentação do CNJ. Em resposta, o presidente do TJRN disse que a proposta do sindicato era simpática", disse.
No decorrer do programa, Graça Alencar detalhou ainda mais a reunião e tirou algumas dúvidas das pessoas que estavam acompanhando ao vivo, inclusive quando será o retorno do presidente do tribunal quanto às reivindicações.
"A partir de segunda-feira, 19, já estaremos no tribunal para falar com o juiz da Câmara Legislativa do TJRN para verificar se eles já possuem algum direcionamento diante das nossas propostas. Também foi definido que ficará a cargo do juiz auxiliar da presidência, em conjunto com a Secretaria de Orçamentos e Finanças, a realização desses cálculos e a manutenção do diálogo com o sindicato. No caso de alguma divergência, o presidente do tribunal se dispôs a conversar diretamente conosco", destacou.
Confira o programa na íntegra através do link!
Assessoria SindJustiçaRN
Voltar








